sábado, 27 de dezembro de 2014

O Argumento da Contingência - Dr. William Lane Craig


Neste texto, o filósofo cristão Dr. William Lane Craig apresenta o argumento da contingência para demonstrar a existência de Deus. Dr. Craig possui doutorados pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e pela Universidade de Munique, na Alemanha.

Existem três premissas no argumento:

1. Tudo o que existe tem uma explicação para sua existência (tanto na necessidade de sua própria natureza como em uma causa exterior).

2. Se o universo tem uma explicação para a sua existência, esta explicação é Deus.

3. O universo existe.

Agora, o que segue logicamente destas três premissas?

De 1 e 3 segue logicamente que:

4. O universo tem uma explicação para sua existência.

5. Portanto, a explicação para a existência do universo é Deus.

Este é um argumento sólido. Se o ateu quer negar a conclusão, ele tem que dizer que uma das três premissas é falsa. Mas qual ele irá rejeitar? A premissa três é inegável para qualquer pessoa que procure sinceramente a verdade. Então o ateu tem que negar a 1 ou a 2 se ele quer continuar ateu e ser racional. Então toda questão se resume a isto: as premissas 1 e 2 são verdadeiras, ou são falsas? Bom, vamos olhar para elas.

De acordo com a premissa 1, existem dois tipos de coisas: (a) coisas que existem necessariamente e (b) coisas que existem contigentemente. Coisas que existem necessariamente existem por uma necessidade de sua própria natureza. Muitos matemáticos pensam que números, conjuntos e outras entidades matemáticas existem desta maneira. Elas não foram causadas à existência por alguma coisa; elas apenas existem por uma necessidade de suas próprias naturezas. Por contraste, coisas contingentes são causadas à existência por alguma outra coisa. Elas existem porque alguma outra coisa as produziu. Objetos físicos comuns como pessoas, planetas e galáxias pertencem a esta categoria.

Então que razão pode ser oferecida para pensar que a premissa 1 é verdadeira? Bem, quando você pensa sobre o assunto, a premissa 1 tem uma espécie de natureza auto-evidente. Imagine que você esteja caminhando na floresta um dia e você encontre uma bola translúcida repousando sobre o chão da floresta. Você iria naturalmente imaginar como ela foi parar ali. Se um dos seus companheiros de caminhada dissesse, “ela apenas existe inexplicavelmente. Não se preocupe sobre isso!”, você iria pensar que ele está louco ou iria imaginar que ele apenas queria que você continuasse andando.

Ninguém iria levar a sério a sugestão de que a bola está ali literalmente sem nenhuma explicação.Agora, suponha que você aumente o tamanho da bola nesta história até que se torne do tamanho de um carro. Isto não faria nada para satisfazer ou remover a demanda para uma explicação. Suponha que ela fosse do tamanho de uma casa. Mesmo problema. Suponha que ela seja do tamanho de um continente ou de um planeta. Mesmo problema. Suponha que ela seja do tamanho do universo inteiro. Mesmo problema. Simplesmente aumentar o tamanho da bola, não irá fazer nada para mudar a necessidade de uma explicação.

A premissa 1 é aquela que o ateu tipicamente rejeita. Alguns ateus irão responder à premissa 1 dizendo que ela é verdadeira sobre tudo dentro do universo, mas não sobre o universo em si mesmo. Mas esta resposta comete o que tem sido chamado apropriadamente de “falácia do táxi”. Como o filósofo do século dezenove Arthur Schopenhauer satirizou, a premissa 1 não pode ser abandonada como um veículo de aluguel assim que você chegou ao seu destino!

Seria arbitrário para o ateu dizer que o universo é exceção à regra. A ilustração da bola na floresta mostra que apenas aumentar o tamanho do objeto a ser explicado, até que se torne do tamanho do universo inteiro, não faz nada para remover a necessidade de uma explicação para a sua existência.Note, também, como a resposta deste ateu não é científica. Pois a moderna cosmologia é devotada à busca para uma explicação sobre a existência do universo. A atitude do ateu iria mutilar a ciência. Alguns ateus tentaram justificar transformando o universo em uma exceção para a premissa 1 ao dizerem que é impossível para o universo ter uma explicação para sua existência.

Pois a explicação do universo deveria ser um estado de coisas em que o universo ainda não existia. Mas isso seria nada, e nada não pode ser a explicação de alguma coisa. Então o universo deve existir inexplicavelmente. Esta linha de pensamento é obviamente falaciosa. Pois ela assume que o universo é tudo o que existe, então se não houvesse o universo, não haveria nada. Em outras palavras, a objeção assume que o ateísmo é verdadeiro! O ateu então está cometendo petição de princípio, argumentando em círculos. Eu concordo que a explicação para o universo deve ser um estado de coisas em que o universo não exista. Mas eu afirmo que este estado de coisas é Deus e sua vontade, não o nada.

Então parece para mim que a premissa 1 é plausivelmente mais verdadeira do que falsa, o que é tudo o que precisamos para um bom argumento. E quanto à premissa 2? Ela é mais plausivelmente verdadeira do que falsa? O que é mais estranho para o ateu neste ponto é que a premissa 2 é logicamente equivalente à resposta ateísta típica para o argumento da contingência. Duas asserções são logicamente equivalentes se é impossível para uma ser verdadeira e a outra ser falsa. Elas sobrevivem ou sucumbem juntas. Então o que o ateu quase sempre diz em resposta ao argumento da contingência? O ateu tipicamente afirma o seguinte:

A. Se o ateísmo é verdadeiro, então o universo não tem explicação para sua existência.

Isto é precisamente o que o ateu diz em resposta à premissa 1. O universo existe inexplicavelmente. Mas isto é logicamente equivalente a dizer:

B. Se o universo tem uma explicação para a sua existência, então o ateísmo não é verdadeiro.Então você não pode afirmar (A) e negar (B).

Mas (B) é virtualmente sinônimo da premissa 2! Então ao dizer em resposta para a premissa 1 que, dado o ateísmo, o universo não tem explicação, o ateu está implicitamente admitindo a premissa 2, que se o universo tem uma explicação, então Deus existe. Além disso, a premissa 2 é muito plausível por si própria. Pois pense no que o universo é: toda realidade espaço-temporal, incluindo toda matéria e energia. Segue que se o universo tem uma causa para a sua existência, esta causa não deve ser física, imaterial além do espaço e do tempo.

Agora há apenas duas espécies de coisas que podem adequar-se a esta descrição: tanto um objeto abstrato como um número ou uma mente sem corpo. Mas objetos abstratos não podem causar nada. Isto é parte do que significa ser abstrato. O número 7, por exemplo, não pode causar nenhum efeito. Então a causa da existência do universo deve ser uma Mente transcendente, que é o que os crentes entendem que Deus seja. O argumento então demonstra a existência de um Criador do Universo necessário, não-causado, atemporal, não-espacial, imaterial. Isto é alucinante!

O ateu tem uma alternativa aberta para ele neste ponto. Ele pode retraçar seus passos, abandonar sua objeção à premissa 1, e dizer que sim, o universo tem uma explicação para sua existência. Mas esta explicação é: o universo existe por uma necessidade de sua própria natureza. Para o ateu, o universo poderia servir como um tipo de substituto de Deus que existe necessariamente.

Agora, isto seria um passo bem radical para o ateu dar, e não consigo pensar em nenhum ateu contemporâneo que tenha, de fato, adotado esta linha. Há alguns anos atrás na conferência da Filosofia do Tempo em City College, Santa Barbara, pareceu para mim que o professor Adolf Grünbaum, um filósofo da ciência ateu e vociferador da Universidade de Pittsburgh, estava flertando com esta idéia. Mas quando eu levantei a questão do auditório se ele pensava que o universo existia necessariamente, ele ficou bem indignado com a sugestão. “Claro que não!”, ele repreendeu, e continuou a dizer que o universo simplesmente existe sem nenhuma explicação.

A razão pela qual os ateus não estão ávidos para abraçar esta alternativa é clara. Assim que olhamos para o universo, nenhuma das coisas que o compõe existe necessariamente. Elas poderiam deixar de existir; de fato, em algum ponto no passado, quando o universo era muito denso, nenhuma delas existia. Mas, você poderia dizer, e quanto à matéria de que estas coisas são feitas? Talvez a matéria exista necessariamente, e todas estas coisas são apenas configurações contingentes da matéria. O problema com esta sugestão é que de acordo com o modelo padrão das partículas subatômicas, a matéria em si é composta de minúsculas partículas denominadas “quarks”.

O universo é apenas uma coleção destes quarks ordenados de maneiras diferentes. Mas então surge a questão: uma coleção diferente de quarks não poderia existir em vez desta? Será que cada quark e todos eles existem necessariamente? Note que o ateu não pode dizer neste ponto. Ele não pode dizer que os quarks são apenas configurações da matéria que poderiam ser diferentes, mesmo que a matéria de que os quarks são compostos existam necessariamente. Ele não pode dizer isto porque os quarks não são compostos de nada! Eles são apenas unidades básicas de matéria. Então se um quark não existe, a matéria não existe.

Agora parece óbvio que uma coleção diferente de quarks poderia ter existido em vez da coleção que existe. Mas se fosse este o caso, então um universo diferente poderia ter existido. Para ver a questão, imagine sua mesa. Sua mesa poderia ser feita de gelo? Note que não estou perguntando se você poderia ter uma mesa de gelo no lugar de sua mesa de madeira que teria o mesmo tamanho e estrutura. Em vez disso, estou perguntando se sua própria mesa, aquela feita de madeira, se esta mesa poderia ser feita de gelo. A resposta é obviamente não. A mesa de gelo seria uma mesa diferente, não a mesma mesa.

Similarmente, um universo feito de diferentes quarks, mesmo que identicamente ordenados como neste universo, seria um universo diferente. Segue então que o universo não existe por uma necessidade de sua própria natureza. Então os ateus não têm sido tão ousados a negarem a premissa 2 e dizerem que o universo existe necessariamente. A premissa 2 também parece plausivelmente ser verdadeira. Mas dada a verdade das três premissas a conclusão é logicamente inevitável: Deus é a explicação para a existência do universo. Além disso, o argumento implica que Deus é uma Mente sem corpo, não causada, que transcende o universo físico e até mesmo o espaço e o tempo e que existe necessariamente. Que grande argumento!

Por: William Lane Craig. 

(Extraído do livro: “Em Guarda”)


- Veja uma lista completa de livros meus clicando aqui.

- Acesse o meu canal no YouTube clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode postar seu comentário em qualquer artigo do meu novo blog: www.lucasbanzoli.com

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

Ateísmo Refutado Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates