sábado, 27 de dezembro de 2014

NT: Um romance histórico ou uma história romanceada? - Norman Geisler e Frank Turek


A despeito dos mais de 140 detalhes de testemunhas oculares e mais de 30 referências a pessoas reais, um cético de coração duro poderia dizer: "Mas isso não significa necessariamente que o NT seja verdadeiro. Suponha que ele seja um romance histórico – uma ficção ambientada num contexto histórico real – alguma coisa parecida com um romance de Tom Clancy".

Existem muitos problemas com essa teoria. Em primeiro lugar, ela não pode explicar por que escritores independentes não-cristãos revelam coletivamente uma seqüência de fatos similar aos do NT. Se os acontecimentos do NT são ficção, por que esses escritores registrariam alguns desses fatos como se realmente tivessem acontecido?

Em segundo lugar, essa teoria não pode explicar por que os autores do NT passaram por perseguição, tortura e morte. Por que eles teriam feito isso em favor de uma ficção?

Em terceiro lugar, os romancistas históricos normalmente não usam nomes de pessoas reais para as personagens principais de suas histórias. Se o fizessem, essas pessoas reais – especialmente oficiais de grande importância do governo e da religião – poderiam negar a história, destruindo a credibilidade dos autores e, talvez, até mesmo usando de ações punitivas contra eles por terem feito isso. Como já vimos, o NT inclui pelo menos 30 personagens históricas reais que foram confirmadas por fontes não-cristãs, muitas dessas são líderes proeminentes e poderosas.

Por fim, uma vez que o NT contém múltiplos relatos independentes desses acontecimentos, feitos por nove autores diferentes, a teoria do romance histórico exigiria uma grande conspiração por um período variando de 20 a 50 anos entre esses nove autores espalhados por todo o mundo antigo. Isso também não é plausível. De fato, a afirmação de que os acontecimentos do NT são parte de uma grande conspiração existe apenas em romances. No mundo real, tais afirmações são esmagadas pelo peso das evidências.

Personagens do NT citados por escritores não-cristãos e/ou confirmados pela arqueologia

Personagem
Citação
Fonte(s) não-cristã(s)
Jesus
Muitas citações
Josefo, Tácito, Plínio o Jovem, Flegon, Talo, Suetônio, Luciano, Celso, Mara Bar-Serapião, Talmude
Agripa I
Atos 12:1-24
Fílon, Josefo
Agripa II
Atos 25:13; 26:32
Moedas, Josefo
Ananias
Atos 23:2; 24:1
Josefo
Anás
Lucas 3:2
Josefo
Aretas
2ª Coríntios 11:32
Josefo
Berenice
Atos 25:13
Josefo
Caifás
Várias citações
Ossuário, Josefo
César Augusto
Lucas 2:1
Josefo e outros
Cláudio
Atos 11:28
Josefo
Drusila
Atos 24:24
Josefo
Erasto
Atos 19:22
Inscrição
Falso profeta egípcio
Atos 21:38
Josefo
Félix
Atos 23:24
Tácito, Josefo
Salomé
Várias citações
Josefo
Gálio
Atos 18:12-17
Inscrição
Gamaliel
Atos 5:34
Josefo
Herodes Antipas
Lucas 3:1
Josefo
Herodes Arquelau
Mateus 2:22
Josefo
Herodes Filipe I
Mateus 14:3
Josefo
Herodes Filipe II
Lucas 3:1
Josefo
Herodes, o Grande
Lucas 1:5
Tácito, Josefo
Herodias
Mateus 14:3
Josefo
João Batista
Várias citações
Josefo
Judas, o Galileu
Atos 5:37
Josefo
Lisânias
Lucas 3:1
Inscrição, Josefo
Pilatos
Várias citações
Inscrições, Moedas, Josefo, Fílon, Tácito
Pórcio Festo
Atos 24:27
Josefo
Quirino
Lucas 2:2
Josefo
Sérgio Paulo
Atos 13:6-12
Inscrição
Tiago
Várias citações
Josefo
Tibério César
Lucas 3:1
Tácito, Suetônio, Petérculo, Dio Cássio, Josefo

Resumo e Conclusão

Os documentos do NT são antigos e contêm material-fonte ainda mais antigo.

Pelo menos, dez escritores antigos não-cristãos apresentaram informação sobre Jesus num período de 150 anos depois de sua vida, e suas referências coletivas fornecem uma seqüência de fatos em conformidade com o NT.

O NT contém pelo menos de quatro a seis linhas de depoimentos escritos de testemunhas oculares antigas e independentes. Concluímos isso porque:

Os principais autores do NT registram os mesmos elementos básicos com detalhes divergentes e uma quantidade de material próprio.

Eles citam, pelo menos, 30 personagens históricas reais que foram confirmadas por escritores antigos não-cristãos e por várias descobertas arqueológicas.

Lucas pontua a segunda metade do livro de Atos dos Apóstolos com, pelo menos, 84 detalhes de testemunhas oculares confirmados historicamente e inclui vários outros em seu evangelho.

A fidedignidade comprovada de Lucas confirma a de Mateus e a de Marcos, porque eles registram a mesma história básica.

Uma vez que o depoimento de testemunhas oculares antigas e independentes insere-se no período de uma geração de distância dos fatos, os acontecimentos do NT não podem ser considerados lendários.

Embora os documentos originais do NT não tenham sobrevivido ou ainda não tenham sido encontrados, temos muitas cópias precisas dos documentos originais — muito mais do que as dez melhores peças da literatura antiga combinadas. Além do mais, uma reconstrução praticamente perfeita dos originais pode ser realizada ao comparar-se os milhares de cópias manuscritas que sobreviveram. Descobrimos fragmentos manuscritos do século 11 e alguns talvez tão antigos quanto o material da segunda metade do século I. Não existem obras do mundo antigo que sequer cheguem perto do NT em termos de apoio de manuscritos.

10º A reconstrução também é autenticada por milhares de citações feitas pelos pais da igreja primitiva. De fato, todo o NT, com exceção de poucos versículos, pode ser reconstruído simplesmente das citações que eles fizeram.

Por: Norman Geisler e Frank Turek. 

(Extraído do livro: “Não tenho fé suficiente para ser ateu”)


- Veja uma lista completa de livros meus clicando aqui.

- Acesse o meu canal no YouTube clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode postar seu comentário em qualquer artigo do meu novo blog: www.lucasbanzoli.com

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

Ateísmo Refutado Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates